domingo, 18 de abril de 2010

''Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências: desistir, ainda que não pareça, foi meu grande gesto de coragem.''


'Não vale a pena falar sobre meus problemas – são muito meus, você não poderia me ajudar. Também não vale a pena fingir um equilíbrio que não tenho.''


"Não, você não sabe, você não sabe como tentei me interessar pelo desinteressantíssimo"

"Quando partiu, levava as mãos no bolso, a cabeça erguida. Não olhava para trás, porque olhar para trás era uma maneira de ficar num pedaço qualquer para partir incompleto, ficado em meio para trás. Não olhava, pois, e, pois não ficava. Completo, partiu."

"Penso, com mágoa, que o relacionamento da gente sempre foi um tanto unilateral, sei lá, não quero ser injusto nem nada - apenas me ferem muito esses teus silêncios."

"Meu coração tá ferido de amar errado."

"Ando meio fatigado de procuras inúteis e sedes afetivas insaciáveis."

"Acho espantoso viver, acumular memórias, afetos."

"Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra."

"Tenho dias lindos, mesmo quietinhos"

"Não é verdade que as pessoas se repitam. O que se repetem são as situações"

"Que seja doce."

"Tenho medo de, dia após dia, cada vez mais não estar no que você vê. E tanto tempo terá passado, depois, que tudo se tornará cotidiano e a minha ausência não terá nenhuma importância. Serei apenas memória, alívio, enquanto agora sou uma planta carnívora exigindo a cada dia uma gota de sangue para manter-se viva. Você rasga devagar o seu pulso com as unhas para que eu possa beber. Mas um dia será demasiado esforço, excessiva dor, e você esquecerá como se esquece um compromisso sem muita importância. Uma fruta mordida apodrecendo em silêncio no quarto."

"E tudo por aqui, na verdade , vai bem. Pulo os poços, quando pintam - e como pintam"!

'...precisavas ter os pés na terra, porque se começasses a voar como eu todas as coisas estariam perdidas'

"A gente se apertou um contra o outro. A gente queria ficar apertado assim porque nos completávamos desse jeito, o corpo de um sendo a metade perdida do corpo do outro."

"(...) Tenho medo de endurecer, de me fechar, de me encarapaçar dentro de uma solidão-escudo."

"Está ficando tarde, e eu tenho medo de ter desaprendido o jeito. É muito difícil ficar adulto."

"Não tenha medo, menino. Você vai encontrar um jeito certo, embora não exista o jeito certo. Mas você vai encontrar o seu jeito, e é ele que importa. Se você souber segurar, pode até ser bonito."

"O que nunca pensei é que pudesse ser assim tão vazia uma casa sem um anjo. "

' ... acho que você cresceu ainda mais. E na direção certa. '

"Fiquei tão só, aos poucos. Fui afastando essas gentes assim menores, e não ficaram muitas outras. Às vezes, nos fins de semana principalmente, tiro o fone do gancho e escuto, para ver se não foi cortado. Não foi."

"Repito sempre: sossega, sossega - o amor não é para o teu bico."

"Tô bem assim, bem indiferente. O coração, um cactus. Não me importo mais.”

"Penso: quando você não tem amor, você ainda tem as estradas."

"...Que eu não me perca, que eu não me fira, que não me firam, que eu não fira ninguém."

“... vamos lá, eia, avante, companheira, hei-de-vencer, Deus-provê e eu-mereço-mais...”

"Pelo menos estou vivo. Em movimento, andando por aí, perdendo ou ganhando, levando porrada, passando fome, tentando amar."

"Não adoro nem venero, mas gosto na medida sadia e humana em que uma pessoa pode gostar de outra. "

"Só se aprende o valor de si ao se ver nos olhos dos outros. Quem sabe um dia eu aprenda que não preciso de ninguém para ser a coisa mais linda."

"Quero, um dia, não me importar com eles, nem com o que possam pensar ou dizer, nem com qualquer outra pessoa. Ah, como eu queria ser eu mesmo, por um dia, por uma hora que fosse. Mas como é difícil, meu Deus, como é difícil!"

"Colei aquele "Eu amo você" no espelho. É pra mim mesmo!!"

"Mesmo assim eu não esquecia dele. Em parte porque seria impossível esquecê-lo, em parte também, principalmente, porque não desejava isso."

"Mas que seja bom o que vier, pra você, pra mim."

'Muitos anjos, sim, mas para manter o equilíbrio, também muitos demônios.'


"...Afastarei você com o gesto mais duro que conseguir e direi duramente que seu amor não me toca nem me comove e que sua precisão de mim não passa de fome..."


(Caio Fernando Abreu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário